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Como fazer alimentos orgânicos durarem mais tempo?

Ir ao supermercado ou à feira do seu bairro e pegar alguns produtos fresco orgânicos é algo prazeroso para os adeptos da alimentação saudável. O único problema com a compra de produtos orgânicos frescos é que ele pode rapidamente começar a murchar, perdendo importantes nutrientes para a alimentação saudável.

No entanto, algumas dicas e truques podem ajudar a fazer seu produto fresco durar mais tempo. Confira essas cinco dicas para manter seus legumes frescos por mais tempo.

Como conservar alimentos orgânicos: mantenha batatas, cebolas, e alho em um lugar fresco e escuro

Verifique se você tem um local para cebolas, batatas, e alho, que são melhor armazenados em um local escuro e fresco em sua cozinha, em vez de um congelador ou geladeira. Um bom local é a despensa ou em um armário. Antes de guardar, não lave. Em vez disso, lave estes vegetais antes de você estiver prestes a usá-los, para deixar uma camada de proteção sobre os tubérculos.

Leve à geladeira outros vegetais de raiz e sementes

Enquanto as cebolas, batatas, e alho e devem ser mantidos fora da geladeira, outros vegetais de raiz, tais como cenouras, beterrabas e nabos, devem ser mantidos em sacos plásticos perfurados na geladeira. Também não se esqueça de cortar as folhas verdes dos topos desses vegetais porque elas podem tirar a umidade da raiz. A chave com estes vegetais é manter a umidade, de modo que o saco perfurado ajude a proporcionar algum fluxo de ar sem puxar muita umidade. Sementes, uma parte integral da alimentação saudável, devem ser guardadas na geladeira, em potes escuros e fechados.

Remova as folhas estragadas ou murchas de vegetais de folhas

Uma maçã podre pode estragar uma caixa inteira, e este princípio também se aplica às folhas verdes. Se você comprar verduras pré-lavadas no supermercado ou feira, Não se esqueça de abrir o pacote assim que você chegar em casa, e fazer a seleção do conteúdo. Se você ver qualquer dano, ferida ou pedaços viscosos, tire e descarte. Se você deixá-los lá, eles podem causar danos para o resto do vegetal de folhas também.

Limpe individualmente cogumelos, frutas do bosque, e legumes pequenos

Você deve limpar cada um individualmente com uma toalha de papel úmida. Frutas do bosque, como morangos, amoras, e cerejas, também devem receber esse procedimento. Legumes pequenos, como tomates cereja, precisam também ser lavados e secos individualmente. Guarde na geladeira, pois estes produtos orgânicos são muito sensíveis ao calor.

Faça o branqueamento dos legumes para congelar

Muitas pessoas só tem os fins de semana para preparar suas refeições. Por isso, deixar frutas e legumes congelados da forma certa é uma forma ideal de conservar produtos orgânicos por mais tempo. Claro, não dá pra fazer isso com todos os legumes, frutas, e vegetais, mas a grande maioria pode ser muito bem conservada por meses no congelador. Legumes e verduras podem precisar fazer o “branqueamento”, que é começar a cozinhar, para protegê-los do frio do congelador.

Nunca coloque tomates na geladeira

Embora tecnicamente uma fruta, nós o cozinhamos com eles como se fossem um legume. Se você colocar os tomates na geladeira, eles podem rapidamente perder o sabor. Para manter frescos os tomates, eles tem que ficar fora da geladeira, em um lugar arejado, ventilado, e sem incidência direta de sol. Você pode sempre colocá-los em um saco de papel, se você quer para amadurecê-los mais rápido.

Escolha frutas e legumes levemente “verdes”

Quando você compra uma fruta ou legume maduro, significa que o vegetal já está chegando no auge de sua vida útil. Um produto maduro está mais perto de estragar. Porém, um produto um pouco mais “verde”, pode facilmente ser ser deixada em casa até madurar, fazendo com que o vegetal dure por mais tempo.

Como guardar alimentos orgânicos? Separadamente

Sempre tenha uma sacola ou pote para cada alimento orgânico diferente. Assim, evita-se que um “contamine” o outro e possa apodrecer ou acelerar demais o amadurecimento de outras frutas e legumes.

Deixamos de lado alguma dica para conservar os produtos orgânicos por mais tempo?

Fonte: https://www.saudemelhor.com/como-fazer-alimentos-organicos-durarem-mais-tempo/

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Alimentos para baixar a pressão arterial

A alimentação é parte importante no tratamento da hipertensão arterial e alguns cuidados devem ser seguidos diariamente, como evitar alimentos fritos e industrializados, como embutidos e salgadinhos de festa, dando preferência para legumes e frutas frescas.
Além disso, quem sofre com pressão alta deve ainda aumentar o consumo de água, bebendo entre 2 litros a 2,5 litros por dia e fazer exercício físico regular, como caminhada ou corrida, pelo menos 3 vezes por semana.

Alimentos mais indicados em caso de pressão alta

Os alimentos mais indicados para baixar a pressão alta são:
1. Todas as frutas frescas;
2. Queijos sem sal;
3. Azeite de oliva;
4. Água de coco;
5. Cereais integrais;
6. Suco de beterraba;
7. Ingerir no máximo 3 ovos por semana. Contabilizar também os ovos presente nas preparações culinárias, como bolos e tortas;
8. Legumes crus e cozidos;
9. Carnes como patinho, coxão mole, coxão duro, lagarto, alcatra, maminha; frango, peru e chester sem pele (retirar antes de cozinhar);
10. Iogurtes light;
11. Margarina enriquecida com ômega 3.

Uma dica super importante para quem sofre de hipertensão arterial é restringir o consumo de sal e uma boa ideia é, ao cozinhar os alimentos, utilizar uma grande variedade de especiarias e de ervas aromáticas para conferir mais sabor aos alimentos.

Alimentos desaconselhados em caso de pressão alta

Os alimentos desaconselhados em caso de pressão alta são:
* Frituras em geral;
* Queijos como parmesão, provolone, suíço;
* Presunto, mortadela, salame;
* Alimentos ricos em gordura. Veja atentamente os rótulos dos alimentos;
* Alimentos embutidos e enlatados, como linguiça defumada, apresuntado;
* Doces;
* Verduras e hortaliças pré-cozidas ou em conserva;
* Frutos secos, como amendoim e castanha de caju;
* Molhos, como Ketchup, maionese, mostarda, shoyo;
* Cubinhos de temperos prontos para culinária;
* Carnes, como hambúrguer, bacon, carne seca, salsicha, charque;
* Miúdos, patês, sardinhas, anchova, bacalhau salgado;
* Picles, azeitona, aspargos, palmito;
* Bebidas alcoólicas, refrigerantes, milk shake, bebidas energéticas, sucos artificiais.

Estes alimentos são ricos em gordura ou em sódio, que favorecem o acumulo de placas de gordura no interior das artérias, dificultando a passagem do sangue e consequentemente aumentando a pressão e, por isso, devem ser evitados diariamente.

Fonte:

Nutricionista

http://www.tuasaude.com/alimentos-para-baixar-a-pressao-arterial/

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Conheça alimentos que melhoram o humor e a disposição

Por outro lado, dietas com baixo teor de carboidrato favorecem desânimo

Cada vez mais a ciência vem provando que a composição dos alimentos que você come pode afetar o funcionamento do seu cérebro modificando seu humor, incluindo o estado de alerta e até a percepção à dor.

O que há nos alimentos que conferem tais poderes? A habilidade de alterar a produção e liberação de neurotransmissores, mensageiros químicos que carregam informações de uma célula nervosa para outra. Vamos ver na prática como isso funciona.

1. Aumente seu estado de alerta com proteínas: alimentos ricos em proteínas, quando digeridos, se quebram em aminoácidos. Um aminoácido, conhecido como tirosina, pode aumentar a produção de dopamina e adrenalina que são neurotransmissores capazes de aumentar a energia e o estado de alerta.

Alimentos ricos em proteínas incluem peixes, carnes, aves e ovos. Se não for possível ingerir esses alimentos, tente alimentos ricos em proteínas que também contém quantidades significativas de carboidratos como legumes, queijos, leite ou tofu.

2. Para relaxar e diminuir o estresse, coma carboidratos: a ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina que auxiliam na “limpeza” de aminoácidos do sangue, menos do triptofano.

Este aminoácido, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é um neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, produzir sensação de calma e até induzir ao sono.

Dietas com baixo teor de carboidratos, por vários dias, podem fazer com que o humor fique mais depressivo. Alimentos saudáveis ricos em carboidratos incluem pães e biscoitos integrais, massa integral, arroz, cereais e frutas. Ah, e não vamos esquecer do chocolate.

3. Ácido fólico também é importante para o humor: deficiência de ácido fólico tem sido associada a depressão em alguns estudos, por levar a queda nos níveis de serotonina no cérebro. Quantidades pequenas como 200 microgramas já são suficientes para melhorar o humor e pode ser obtida numa xícara de chá de espinafre cozido ou um copo de suco de laranja.

4. Falta de selênio pode causar mau humor: especula-se que o selênio possa ter alguma função neurológica desconhecida, mas seu mecanismo de ação ainda é um mistério. Sabe-se que indivíduos que sofrem de carência de selênio são mais irritados, ansiosos e depressivos, e a suplementação normaliza o humor. Alimentos ricos em selênio são as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), atum, semente de girassol, cereais integrais.

5. Coloque ovos em sua dieta e melhore sua memória e concentração. A colina é uma vitamina do complexo B que está presente em alimentos ricos em colesterol como ovos e fígado. A falta deste componente pode causar comprometimentos da memória e da capacidade de concentração, pois é precursor do neurotransmissor acetilcolina. Não deixa de ser uma boa desculpa para incluir no seu plano alimentar, sem excessos, é claro.

6. Vitamina B6: também é um ingrediente necessário na produção de seretonina, portanto, alimentos ricos nessa vitamina podem auxiliar no bom humor. Alguns exemplos ricos em B6 e carboidratos são: bananas, batatas, uva passa, cereais integrais.

7. Cálcio: sabe-se que ajuda a reduzir irritabilidade e nervosismo em mulheres na TPM (tensão pré-mentrual). O ideal é ingeri-lo com regularidade, em torno de 1200mg por dia. Alimentos ricos em cálcio são leite, iogurte e queijos.

8. Camomila: já era usada desde 1800 para acalmar crises histéricas. Atualmente é usada também para diminuir a ansiedade. Devido a seu efeito anti ? espasmódico auxilia também no alívio de cólicas e problemas digestivos. Para potencializar o efeito calmante, adicione um pouco de mel, devido aos benefícios do carboidrato.

9. Magnésio: está envolvido também na regulação de serotonina e, portanto, no controle do humor. Alimentos ricos são cereais integrais e frutas secas.

Fonte: Dra. Alessandra Rascovski Gobbi
ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA – CRM 80126/SP

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11830-conheca-alimentos-que-melhoram-o-humor-e-a-disposicao

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Conheça os benefícios dos diferentes tipos de azeite

Pense duas vezes antes de recusar o azeite na salada da próxima vez

O azeite é muito saudável para o nosso organismo, mas tem gente que não conhece seus diversos benefícios, muito menos a diferença de um azeite para outro. O azeite de oliva, por exemplo, é a prova de que existe gordura saudável.

Em geral, os azeites trazem vantagens especiais para o nosso corpo. Será que você saberia dizer quais são elas? Conheça-as abaixo para poder fazer a melhor escolha de acordo com suas necessidades:

Azeite de oliva extravirgem

É um azeite de alta qualidade e que proporciona muitos benefícios à saúde. O processo utilizado para extraí-lo é o “com pressão”, em que não há aquecimento. É o azeite mais saudável, pois possui antioxidantes e acidez de até 1%. É recomendável para molhos de salada e pratos quentes.

Além de tudo, o consumo regular do azeite extravirgem é benéfico em outros aspectos: não acumula gordura na barriga, protege dos raios ultravioletas, melhora a digestão, reduz dores e inflamações e, ainda por cima, colabora na absorção de cálcio pelos ossos.

Azeite virgem

O azeite de oliva virgem passa quase pelo mesmo processo, mas tem até 2% de acidez e possui um sabor mais leve. É preparado num processo mais maduro das prensagens das olivas e de seus demais óleos. É ideal para pratos frios.

Azeite de oliva puro

O azeite “natural”, cuja embalagem apresenta apenas a descrição “azeite” é uma mistura de azeite refinado e azeite virgem, de acordo com Eryn Balch, da Associação de Azeite de Oliva da América do Norte. Isso ocorre porque, às vezes, a qualidade original do azeite de oliva não é tão boa quanto a do extravirgem ou a do virgem, então ele precisa ser refinado para remover os odores e sabores ruins, além de ser misturado com o azeite virgem.

Devido ao calor presente no processo de extração, esse tipo de azeite possui menos antioxidantes, mas contém as mesmas gorduras monoinsaturadas dos outros tipos de azeite. Essa variedade costuma ser recomendável para frituras.

Azeite de oliva light

Mesmo que o nome sugira ser algo menos calórico, esse tipo de azeite possui a mesma quantidade de calorias e a mesma quantidade de gorduras que os outros tipos de azeite. O nome dele está mais relacionado ao gosto do que às suas propriedades. É recomendável usá-lo para grelhar alimentos e também para frituras.

Qual desses azeites é o mais saudável?

Essa questão é complicada de se responder. Todos esses azeites possuem quase as mesmas quantidades de calorias e gorduras. Os que promovem mais benefícios para a saúde são o azeite extravirgem e o virgem. De acordo com a FitSugar, o extravirgem possui níveis mais elevados de vitamina A, vitamina E, clorofila e magnésio. Entretanto, o cozimento deles pode destruir uma parte dos componentes benéficos.

De acordo com reportagem publicada no jornal Food Research International, cozinhar com azeite de oliva pode degradar os antioxidantes ativos, sendo melhor usar óleo vegetal, que é mais barato.

Além de tudo, há outra questão muito importante, pois o azeite extravirgem que consumimos pode não ter as propriedades que se pensa. Alguns anos atrás, estudos comprovaram que uma das maiores marcas do azeite extravirgem nos EUA não reconhecia as normas estabelecidas pelo registro europeu. A Comissão de Comércio Internacional dos EUA publicou uma reportagem dizendo que as normas internacionais do azeite extravirgem abordavam qualidades forçadas para fortalecer a comercialização. Então é sempre bom reforçar os cuidados com as informações que a indústria nos passa, para que assim não sejamos enganados.

Fonte: Living Green Magazine
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/3084-conheca-os-beneficios-dos-diferentes-tipos-de-azeite-virgem-extravirgem-comum-light-saudavel-beneficios-oliva-.html

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